segunda-feira, 2 de julho de 2012

Cereais


Os cereais são alimentos de origem vegetal, constituídos de grãos que provém de gramíneas, cujas sementes dão em espigas. Citam-se alguns: trigo, arroz, cevada, milho, sorgo, quinoa, aveia, triticale. São alimentos usados desde as mais remotas eras de civilização do homem pela facilidade de seu cultivo, conservação, alto valor calórico e baixo preço. (ORNELLAS, 2001)
Deve-se atentar para a importância dos cereais na nutrição humana, sendo excelentes fontes de carboidrato e energia (cada grama de carboidrato fornece 4 kcal), contendo, também, proteína e vitaminas como tiamina, riboflavina e niacina. Os integrais, além desses nutrientes, são ricos em fibras, minerais (principalmente ferro) e possuem um maior teor de tiamina.  (PLILIPPI, 2006)

Aula Prática de Cereais

Para a aula prática de cereais, foram preparados: arroz tipo1, parboilizado e integral, macarrão massa de sêmola com ovos e por fim, macarrão trigo durum, este último foi a preparação de responsabilidade do nosso box de número 5.

A realização do preparo de dois tipos de macarrão diferentes foi para se determinar, durante o preparo, as distinções devido à massas e proporções de ingredientes diferentes pertinentes a cada tipo.



O macarrão é um alimento nutritivo e extremamente versátil, constituindo papel importante na maior parte das cozinhas, adaptam-se bem a diversos usos e podem ser encontrados nos mais diversos pratos.

Ao cozinhar o macarrão, tanto o fresco quanto o seco, deve-se utilizar grande quantidade de água salgada - o sal deve ser acrescentado à água assim que começar a ferver, para obter o melhor sabor e uma textura uniforme e atraente. Alguns macarrões cozinham muito rapidamente, outros levam vários minutos para ficar adequadamente cozidos, portanto deve-se sempre seguir as instruções de preparo na embalagem. Dessa maneira, seguindo as instruções, nós, alunas do box 5, realizamos o preparo da massa de trigo durum, permitindo que este cozinhasse até obter textura al dente, ou seja, cozido mas resistente à mordida.

Para acompanhar o macarrão, nós e as alunas do box 4, preparamos uma receita de molho de tomate Concassé. Segue a receita abaixo.



                        Ingredientes:
·         6 tomates médios
·         200 ml de água
·         1 cebola pequena
·         2 dentes de alho
·         20 ml de óleo
·         1 unidade de bouquet garni (tomilho, manjericão, louro, salsinha e cebolinha
·         50 g queijo parmesão ralado
·         11,8 g de sal
·         5 g de açúcar

Modo de Preparo

     Primeiramente, os tomates foram sanitizados.  Em seguida, com o auxílio de uma faca foi feita uma cruz em cada fruto. Colocou-se a água para esquentar, quando a mesma ferveu, os tomates foram colocados e deixados de molho por 1 a 2 minutos até a soltura da pele. Na sequência, os mesmos foram retirados da água fervente e imergidos diretamente em água fria. Retirou-se a pele e a semente. Depois a polpa dos tomates foi picada e liquidificada com um pouco de água.



     A receita do macarrão trigo durum com o molho de tomate concassé ficou muito saborosa e simples de fazer. Percebemos porém que o trigo durum apresenta uma textura menos macia quando comparada ao macarrão de massa sêmola com ovos, devido ao trigo utilizado no preparo da massa, não significando assim que este não estava suficientemente cozido.

Referência: Instituto Americano de Culinária, CHEF PROFISSIONAL, editora Senac, 2011 4ª edição


(Camila Fernandes Assunção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário