Os óleos e as
gorduras são substâncias insolúveis em água (hidrofóbicas), de origem animal ou
vegetal, formadas predominantemente de produtos de condensação entre glicerol e
ácidos graxos, chamados triacilgliceróis. A distinção entre óleos e gorduras
reside exclusivamente na sua aparência física. Os óleos são líquidos à
temperatura ambiente, enquanto as gorduras são sólidas, passando ao estado
líquido a uma temperatura entre 30 e 42º C. (PHILIPPI, 2006)
Os principais
óleos utilizados na alimentação humana são extraídos de grãos ou sementes, como
soja, milho, girassol, canola, algodão e amendoim, ou extraídos de frutos como
azeitona e dendê. Como exemplos de gorduras de origem animal, podem ser citadas
banha, toucinho, manteiga e bacon. (PHILIPPI, 2006)
A margarina é
um tipo de gordura cuja composição é adquirida a partir de leite, gordura de
baleia e de vaca e água, sendo o resultado de um prêmio oferecido por Napoleão
III a quem descobrisse um produto semelhante à manteiga. Desde então, a margarina
vem sendo aperfeiçoada e dando origem a produtos similares. Atualmente, é feita
apenas com óleos vegetais hidrogenados. (PHILIPPI, 2006)
Para que seja
utilizado o termo margarina, o produto deve ser à base de gorduras de origem
vegetal, conter obrigatoriamente gordura láctea a um teor de no máximo 3%,
leite, soro de leite e aditivos. A quantidade de gordura presente na margarina
pode variar de 35% a 80%; as margarinas com menor teor de gordura (cerca de
35%) são geralmente denominadas light;
as cremosas contém cerca de 70% de gordura. (PHILIPPI, 2006)
Óleos e
gorduras são de grande importância na dieta como fornecedores de energia, visto
que, na forma pura, 1 grama de óleo ou gordura fornece 9 kcal, mais do que o
dobro fornecido pelo mesmo peso de carboidrato ou proteína (4 kcal/g).
(PHILIPPI, 2006)
Aula
Prática de Óleos e Gorduras
Na aula
prática de Óleos e Gorduras, nós, alunas do box 5 preparamos uma receita de
Croissant que segue abaixo.
Ingredientes:
· Fermento
seco para pão, 1 1/2 pacote (20g)
· Margarina,
7 colheres de sopa
· Gemas,
2 unidades
· Leite
morno, 1 1/2 xícara de chá
· Sal,
a gosto
· Açúcar,
1 pitada
· Farinha
de trigo, 1/2 pacote (500g)
·
Mussarela, 200g
Modo de
Preparo:
Em um
recipiente misturou-se a margarina, o fermento e uma gema até a dissolução do
último. O leite morno foi adicionado e misturou-se bem. A farinha de trigo foi
acrescentada aos poucos até soltar das mãos. A massa ficou descansando
durante 20 minutos.
Na sequência,
a massa foi dividida em pequenas partes e aberta com auxílio de um rolo. Um
copo lagoinha foi utilizado para moldar a massa em círculos. Depois as bordas
do círculo foram cortadas em formato de triângulo. A parte maior da massa
foi enrolada em direção a menor, de forma que a ponta fosse enrolada por
último.
Curvaram-se os
pãezinhos em formato de meia-lua. Depois de enrolados, os pães foram pincelados
com uma gema. Durante 20 minutos a massa ficou descansando. Em seguida,
levaram-se os pãezinhos ao forno por aproximadamente 20 a 30 minutos.
Vivências do Box 5
Durante a aula prática de Óleos e Gorduras, nós
(Érika e Camila), ficamos responsáveis pela produção dos Croissants e a Thammy
e a Danielle
pelo preparo das batidas da aula
prática Bebidas e
Infusos.
A Camila preparou a massa,
sovando de acordo com os ensinamentos do prof. Gilberto. Os Croisssants por serem um
produto de panificação demandaram um tempo maior para a sua produção. Só o
tempo destinado para o crescimento da massa foi de 20 minutos.
Na hora de cortar e moldar a
massa o grupo todo ajudou, com isso a tarefa foi rapidamente cumprida. No
total, renderam 5 tabuleiros de pães, sendo que um não precisou ser assado.
Nessa aula, pudemos constatar o
alto rendimento dos produtos de panifícação, a ação do fermento biológico como
agente de crescimento e o papel dietético da gordura, leia-se margarina, como
fornecedor de sabor, textura e aroma ao alimento.
Como última aula prática de Dietética,
afirmo que o rendimento e aproveitamento do grupo quanto a disciplina superou
as expectativas, visto que as técnicas dietéticas aprendidas em muito
contribuirão para o nosso dia a dia profissional como nutricionistas da
área de produção.
Confesso ainda ser prematuro dizer
qual será a nossa área de atuação enquanto nutricionistas, contudo posso dizer
e afirmar que a bagagem teórica e prática fornecida pelas aulas de
Dietética nos permitirá exercer com eficiência e segurança a nossa profissão.
(Camila
Fernandes Assunção e Érika Rosa)
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