terça-feira, 26 de junho de 2012

Aula Prática Ovos, Leites e Derivados







Comentários sobre a aula prática

Ficamos com duas preparações nesta aula, mas todas muito tranqüilas: Ovos Mexidos, e Manjar com Calda de Ameixa. Experimentei estas que o nosso boxe realizou, e as preparações dos outros boxes também. Não gostei muito dos ovos mexidos,pois achei muito gorduroso devido,ao acréscimo do creme de leite e o excesso de manteiga. Com relação ao Manjar até que eu gostei,mas sem a calda,pois não aprecio muito caldas.Mas as outras meninas do meu e de outros grupos aprovaram o Manjar com a calda! Na verdade,os que eu mais gostei foram os Ovos ao Forno (Nunca havia experimentado antes...uma delícia!!!) e o Ovo Poché- muito saudável por sinal,pois não tem adição de óleo.. A única coisa que deu trabalho nessa aula foi fazer o relatório, principalmente a parte dos resultados.

Preparação dos Ovos Mexidos

Inicialmente, os ovos foram higienizados e pesados. Em seguida, quebraram-se os ovos em uma bacia e acrescentou-se duas colheres de sopa de creme de leite, além de sal a gosto. Por cerca de um minuto e com o auxílio de um garfo, os ovos foram batidos na bacia, reservando-se o conteúdo. Enquanto isso, duas colheres de sopa de manteiga foram adicionadas numa frigideira em fogo baixo e, quando a manteiga espumou, a mistura de ovos foi despejada na frigideira. Os ovos e a manteiga foram mexidos sem parar com uma colher por cerca de cinco minutos e mais dois minutos fora do fogo.



Preparação do Manjar

Inicialmente, todos os ingredientes foram pesados para que fossem adquiridos seus respectivos pesos brutos. Em uma panela, foram acrescentados 300 mL de leite, todo o leite de côco (200 mL) e a maisena diluída nos 100 mL restantes do leite. O conteúdo foi sendo constantemente mexido com o auxílio de uma colher. Após a gelatinização desse conteúdo, foi acrescentado o açúcar, mexendo-se mais, e em seguida o conteúdo foi porcionado nas taças de sobremesa e colocado para gelar logo em seguida. Enquanto isso, preparou-se uma calda de ameixa. A primeira etapa foi bater a água com a ameixa no liquidificador. Em seguida, foi acrescentado o açúcar restante e liquidificou-se novamente. A calda, então, foi colocada por cima do manjar porcionado. 


(Thammy Fernandes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário