segunda-feira, 2 de julho de 2012

Leguminosas


As leguminosas são grãos contidos em vagens ricas em tecido fibroso. Algumas espécies podem ser consumidas quando ainda verdes (ervilhas e vagens). Os grãos apresentam uma envoltura de celulose, que representa 2 a 5%, e contém, no seu interior, 50% de amido e cerca de 23% de proteínas. (PLILIPPI, 2006)
São os vegetais mais ricos em proteínas, mas não apresentam a proporção ideal quando comparadas ao padrão FAO.

Em função das diferenças na composição lipídica as leguminosas podem ser classificadas como oleaginosas ou não oleaginosas. O amendoim e a soja são oleaginosos. O grupo  das leguminosas não oleaginosas é composta por feijão, grão de bico, fava, ervilha e lentilha.
O conteúdo lipídico da soja e do amendoim é superior ao das outras leguminosas, por isso são mais calóricos e passíveis de extração de gordura pela indústria de alimentos. 

 Deve-se atentar ao papel importante das leguminosas na nutrição humana, não apenas por serem fontes de vários nutrientes, mas também por estarem frequentemente presente nas refeições. São ricas em ferro não heme, vitaminas do complexo B, principalmente tiamina e fibras alimentares. Convém ressaltar a importância da cocção completa desses alimentos por apresentarem fatores antinutricionais. 

Aula Prática de Leguminosas
Para a aula prática de leguminosas, nós preparamos a receita de Sopa de Lentilha com Paio e Croutons, que segue abaixo:


Ingredientes para a sopa:
- Lentilha seca, 1 xícara (200g)
- Paio, 1/2 unidade (60g)
- Cebola, 1/2 unidade
- Cebolinha, a gosto
- Sal, a gosto


Modo de preparo:
A lentilha foi lavada e pesada a quantidade de 200 gramas, em seguida foi colocada na panela com 4 partes de água para cada uma parte de lentilha, e foi cozida por aproximadamente 20 minutos. Posteriormente, foi obtido o fator de cocção da lentilha e esta separada da água de cocção para a determinação da densidade, pesando-se em gramas os grãos e em mililitros a água que restou da cocção.
Para o preparo da sopa de lentilha com paio, a lentilha já cozida com a sua água de cocção foi liquidificada até obter textura de creme. Enquanto isso, cebola e cebolinha foram lavadas e picadas, e o paio também picado em pequenos cubos. O paio foi refogado junto à cebola, e depois foi acrescentado o creme de lentilha. Depois de cozinhar por um tempo, a sopa foi temperada com sal e cebolinha.


Ingredientes croutons:
- 1/2 pacote pão de forma integral
- ervas finas, a gosto
- Azeite, a gosto

Modo de preparo:
Para o preparo dos croutons, as fatias de pão integral foram cortadas em forma de cubos. Em seguida, uma frigideira antiaderente foi aquecida e foi colocado o azeite e as ervas (salsinha, cebolinha, manjerona e orégano), em seguida foram colocados os cubinhos de pão, e deixado na frigideira até ficarem dourados e crocantes. Foram servidos com a sopa de lentilha e ervilha.

Vivência do box 5
A receita foi tão simples e rápida, que durante a degustação ela já estava fria, porém, mesmo estava fria foi muito apetitosa e saborosa, agradando até os paladares mais receosos como o meu, que "odiava" sopa. Ótima receita para jantar em dias frios!

(Camila Fernandes Assunção)

Nenhum comentário:

Postar um comentário