segunda-feira, 2 de julho de 2012

Peixes



O peixe é um alimento que faz parte do grupo das carnes. Ele apresenta um misto de minerais e vitaminas que são essenciais a uma alimentação saudável, além disso, possui um baixo teor de gordura quando comparado às outras carnes, sendo que essa gordura apresenta uma série de benefícios no combate e prevenção de várias doenças.
O consumo de peixes reflete de forma positiva na saúde, pois eles são compostos por ácidos graxos essenciais, que são assim chamados por não serem produzidos pelo organismo, logo devem ser obtidos na dieta. O ácido graxo ômega-3  é um deles, e está presente principalmente nos peixes e em seus óleos.
Benefícios associados ao consumo de peixes
  • Diminui a taxa de colesterol;
  • Atua nas células nervosas ( deficiências nos nutrientes existentes nos peixes podem refletir em problemas de memória, alterações de humor e retardo na aprendizagem);
  • Diminui o risco de doenças coronárias e arteriosclerose (endurecimento e espessamento da parede das artérias);
  • Atua no processo das inflamações, controle da pressão alta e diminuição da agregação plaquetária;
  • Atua na manutenção do peso ideal, através do controle do apetite;
  • Fonte de proteínas de elevado conteúdo nutritivo que contribuem com o processo de digestão, ultrapassando às das carnes vermelhas;
  • Fonte de vitaminas (A, E, D e niacina) e micronutrientes (ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo, potássio, flúor, selênio, manganês e cobalto);
  • Em mulheres grávidas, evita a depressão pós parto e auxilia no desenvolvimento cerebral do feto.

Apesar de ser de conhecimento popular os benefícios dos peixes, o consumo desse alimento no Brasil é relativamente pequeno.
Esse consumo precisa ser estimulado em função da importância dos peixes na saúde humana: ele deve ser ingerido no mínimo duas vezes por semana, intercalando-o com outros tipos de carnes. Isso irá garantir uma alimentação saudável com repercussões em vários aspectos da saúde física e mental.

Cuidados com a escolha dos peixes
  • É importante comprar o peixe sempre congelado e nunca fora do gelo;
  • Os olhos do peixe devem estar salientes, não profundos e evidentemente sem manchas;
  • O odor deve ser o característico, não podendo ser muito forte;
  • A carne do peixe deve estar firme sem se desfazer; As escamas devem estar firmes no corpo do peixe.
  • Após limpar o peixe, a cabeça e o espinhaço podem ser aproveitados para preparar pirão, sopas, moquecas, bolinhos e fundos. Para retirar o odor do peixe das mãos e dos utensílios utilizados em seu preparo, esfregar limão pode ser uma ótima solução.


Comentários sobre a aula prática
           
            Na aula prática de peixes o nosso BOX ficou responsável por preparar a Sardinha a Escabeche na panela de pressão. Antes de qualquer coisa, já se pensa: Sardinha?? Não pode ser outro tipo de peixe não?? Geralmente,muitas pessoas têm um certo preconceito com relação à sardinha,por acharem que,pelo fato de ela ser um dos peixes mais baratos do mercado,isso esteja associado a uma qualidade inferior em relação aos outros peixes. Ela pode ser até ser mais barata, mas os benefícios desse peixe, são inúmeros e têm comprovação científica. Especialistas acreditam que o seu consumo seja capaz de reduzir o risco de infarto, baixar o nível de triglicérides e também auxiliar na prevenção de diabetes, osteoporose e enxaquecas. De acordo com estudo do Centro de Genética, Nutrição e Saúde de Washington, nos Estados Unidos, a gordura da sardinha é capaz de diminuir a tendência para processos inflamatórios e dolorosos, como as dores de cabeça.
"Duas sardinhas, duas a três vezes por semana, são suficientes para se obter os benefícios", recomenda a nutricionista da rede de clínicas Anna Aslan. A forma mais comum de consumo é a sardinha em lata. Mas também é possível encontrá-la fresca, em feiras, supermercados e peixarias. Além de todos esses benefícios,a receita ficou muito boa!!!
Durante o preparo,eu me assustei com a grande quantidade de cebola que era utilizada na montagem dentro da panela de pressão,pois achei que o gosto ficaria muito forte,mas isso não aconteceu! As cebolas murcharam-se durante o cozimento juntamente com os tomates,os quais fizeram com que a preparação ficasse mais umedecida,além de contar com presença do vinagre e do azeite! Ah,o azeite não podia faltar!!!




A receita tem um toque do gengibre,que também proporcionou um sabor bem agradável à receita! Porém achei o prato um pouco gorduroso, pois além da sardinha possuir gordura,a preparação contém azeite. Mas isso não tem importância! De vez em quando não tem problema,não é mesmo?! Afinal,todo mundo gosta de um peixe bem feito!!

(Thammy Fernandes)




Nenhum comentário:

Postar um comentário