segunda-feira, 2 de julho de 2012

Amidos e Fermentos






O amido é a principal substância de reserva das plantas e se encontra amplamente distribuído em diversas espécies vegetais, ocorrendo tanto nos órgão próprios para reserva quanto nos grãos de cereais (40 a 90% do peso seco do trigo, milho, arroz entre outros), tubérculos (65 a 85% do peso seco), raízes e leguminosas. Estruturalmente, é um homopolissacarídeo composto por cadeias de amilose e amilopectina, sendo a primeira formada por unidades de glicose unidas por ligações glicosídicas α-1,4, originando assim, uma cadeia linear. Já a amilopectina é formada por unidades de glicose unidas em α-1,4 e α-1,6, o que lhe permite formar uma estrutura ramificada. As proporções de amilose e amilopectina nos alimentos diferem de acordo com o grau de maturação de uma mesma variedade de vegetais, com relação às fontes e variedades de uma mesma espécie. (SILVA,2006)


Retrogradação do amido

Refere-se às transformações que ocorrem durante o resfriamento e o armazenamento de soluções de amido gelatinizado. Soluções mais concentradas formam géis mais firmes e opacos. A evolução da retrogradação é normalmente, acompanhada de sinérise (exsudação). Basicamente é um processo de cristalização das moléculas de amido. Ocorre pela tendência que as moléculas de amilose apresentam de formar pontes de hidrogênio entre moléculas adjacentes. Essa associação permite o desenvolvimento de uma rede cristalina, formada por grânulos de amido parcialmente inchados e componentes do amido em solução, mantida coesa pelas áreas cristalinas. (ARAUJO, 1995) 

Fizemos o teste do amido preparando-o com água fervente, deixamos esfriar, colocamos na geladeira e verificamos as transformações químicas e físicas que ocorreram. Isso foi muito importante, uma vez que nos proporcional melhor aprendizado diante à prática exercida.




Souflé de Queijo




Os ingredientes da preparação foram pesados em balança analítica e seus valores foram registrados. A seguir, para a preparação do molho branco, a farinha foi dissolvida no leite em um copo e levado ao fogo, juntamente com a manteiga. Logo foi adicionado o queijo e as gemas peneiradas, acrescentou-se uma colher de café de sal e a preparação foi mexida  até que este ficasse mais encorpada. Em seguida, bateu-se a clara em neve e foi adicionada ao molho e misturada delicadamente com o auxílio de um fouet. Logo, algumas gotas de limão foram pingadas e misturadas delicadamente. Momento depois, os ramekins pequenos foram untados levemente com margarina para que a massa do suflê pudesse ser despejada. A preparação foi assada em forno por um tempo médio de 40 minutos até ficar dourado e servido imediatamente
Essa preparação ficou maravilhosa e o único problema foi no momento da repartição que deu um pedacinho bem pequeno para cada uma. Foi bem tranquilo de prepara-la.

(Danielle Diniz)





Nenhum comentário:

Postar um comentário