terça-feira, 3 de julho de 2012

Pesos e Medidas


 Em tempos de globalização e competição acirrada, cada vez mais as pessoas recorrem aos serviços de alimentação, como restaurantes e lanchonetes, para poderem adequar o pouco tempo que têm para se alimentarem com o posterior retorno ao posto de trabalho.



Por esse motivo, o alimento a ser consumido deve ser preparado de acordo com as normas sanitárias vigentes e com técnicas dietéticas atuais, visando atingir a máxima eficiência, não somente no que diz respeito às características sensoriais e nutricionais do alimento, mas também a otimização do tempo e redução de custos.
Para auxiliar os trabalhos desenvolvidos tanto nas cozinhas domésticas quanto em outras unidades de produção de refeições, as etapas de produção são divididas em atividades denominadas pré-preparo e preparo. Sendo que o pré-preparo inclui as operações anteriores às etapas em que há redução ou eliminação de microorganismos, como: pesagem, limpeza, divisão e união (ARAÚJO, et al, 2007).



Medir os ingredientes é uma das etapas mais importantes para a execução correta das preparações. Pois, a utilização de medidas caseiras conduz erros, uma vez que podem existir diferenças entre as marcas dos utensílios; manipuladores no momento do preenchimento dos utensílios; e técnicas de medição de alimentos variados (ARAÚJO, et al, 2007).


No Brasil, não existe regulamentação padronizando o tamanho dos utensílios. Consequentemente, pode haver diferenças de até 50% nas medidas apresentadas pelos utensílios disponíveis no mercado. Portanto, a medição de ingredientes é um dos passos mais importantes para se obter o resultado correto de uma receita, permitindo a reprodutibilidade da mesma (ARAÚJO, et al, 2007).


Vivências do Box 5
A primeira aula prática de Dietética iniciou cheia de expectativas. As alunas veteranas de Nutrição souberam alimentar o pensamento da turma em relação à parte prática da disciplina.
A princípio, não sabíamos ao certo o que estava por vir, se seria uma aula meramente técnica, com o objetivo de aprender técnicas de corte de frutas e pesar e medir alimentos ou, se somado a isso teríamos o prazer de degustar preparações feitas por nós, alunas de Nutrição e, saboreá-las em grupo, o que garantiria momentos de descontração à turma...


Contudo, quando a aula começou descobrimos que o box 5 não estava devidamente equipado. Isso mesmo, para a aula prática de Pesos e Medidas, faltou a balança para as alunas do box 5 trabalharem. Por esse motivo, fomos remanejadas para outros boxes para poder assistir a aula e aprender o conteúdo da mesma.



Quando cheguei ao box 3, as alunas Ana Luiza, Ana Beatriz e Joyce Aguiar já haviam feito o primeiro item da aula – pesagem de ovos e medição da água. Em razão do exposto, a minha participação nesse box incluiu as etapas de pesar manteiga e farinha de trigo com e sem nivelamento. No final, o grupo conseguiu atingir os objetivos propostos pela aula, ou seja, aprender a pesar e medir alimentos utilizando técnicas dietéticas apropriadas e analisar criticamente os valores médios alcançados nas medições.
  

Por fim, ressalto o quão enriquecedor foi ter trabalhado com o grupo do box 3, algo ainda não experimentado até o 5º período. Como uma nutricionista em formação, reitero a importância do trabalho em equipe, levando-se em consideração que na vida profissional é cada vez mais usual a inserção do nutricionista em equipes multidisciplinares, as quais a qualificação, o saber ouvir e falar no momento oportuno são características muito valorizadas no mundo corporativo.

(Érika Rosa)




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